CTEPI: CARACTERÍSTICAS

CTEPI (Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica, desde abril de 2009), antigo CIEPA (Centro Integrado de Educação de Paulo Afonso Dr. Luiz Viana Filho), tem 40 anos de história, resistências e lutas. Em 09 de março de 1970, através do decreto 21745, o Governador do estado da Bahia estadualizou o Instituto Municipal de Educação Dr. Adauto Pereira de Souza (IMEAPS) denominando-o de Centro Integrado de Educação de Paulo Afonso Dr. Luiz Viana Filho (CIEPA). O Diário Oficial de Estado da Bahia, de 15/12/1970, publicou a Portaria 12721, datada de 11/12/1970, que aferia a autorização para funcionamento do CIEPA.
A partir do ano de 1979, o CIEPA - que já contava com o Primário, Ginasial, Normal e Pedagógico (Magistério) – passou a ministrar os Cursos Técnico em Eletrônica e Técnico em Eletrotécnica, posteriormente extintos pela SEC/BA. Durante o ano de 1996, foi indicado pela DIREC-10 para ser “Escola Piloto” de um projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, denominado “Avaliando a Avaliação”. Apenas 33 escolas, representadas em regiões por suas respectivas DIREC’s tiveram o privilégio de apontar novos caminhos e metas de uma nova avaliação escolar visando o sucesso da educação, reprovando a reprovação.
Atualmente, o CTEPI, funciona nos três turnos com um contingente de 2300 alunos, distribuídos no Ensino Fundamental II, Médio, Médio Normal(Magistério), Médio Integrado e Subsequente (Técnico Profissionalizante). Com um quadro de exatos 90 professores (todos graduados e, alguns, em fase de conclusão da Pós-Graduação), o CTEPI tem à frente da Direção Geral a professora Maria de Lourdes Andrade, auxiliada pelos Vice-Diretores – Maria Adélia Cavalcante, Maria Luísa Ribeiro do Nascimento, Solange Fernandes Maia e pela coordenadora pedagógica – Deusa Maria Reis. Esta instituição de Ensino é sede regional da Comissão permanente de Avaliação (CPA).
Ainda nesta diretriz, o CIEPA também foi sede do AJA BAHIA (Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos), do PRÓ-LEITURA (projete este que visava um melhor desempenho do aluno em sua vida escolar através do incentivo ao hábito de ler) e, mais recentemente, do Programa de Habilitação do Professor Leigo (PROLEIGO) – Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e o Governo do Estado da Bahia, com o propósito de prover formação no Magistério de 1º Grau aos professores leigos, advindos da zona rural do município.
Qualidade” pelos relevantes préstimos dados à educação em Paulo Afonso e região, notoriedade que se repetiria mais tarde, em 2001, com a certificação de 2ª colocada em todo o Estado da Bahia no “Prêmio Gestão Escolar”.
Imbuído nas esperanças e na qualidade de um ensino reflexivo e auto-regulador, O CIEPA adotou as propostas e acrescentou ao seu currículo escolar (por ser considerada entidade de porte especial) o Projeto PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental), baseada na Teoria de Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE), de autoria do professor Reuven Feurstein, que suscita o princípio da modificabilidade do sujeito a partir de estímulos inferidos pelo meio, trabalhados através da presença de um mediador, com vistas ao enriquecimento do homem dentro do campo pedagógico e, de maneira inexorável, na sua formação humanística como um todo.
Almejando uma educação voltada diretamente para a formação humanizada do seu aluno, o CTEPI leva à frente os desafios de promover as mudanças e melhorias como forma de inclusão progressiva, onde as palavras de ordem são: educação, ampliação da consciência, criatividade, qualidade, inter-relacionamento, valores humanos, potencial humano, harmonia, abertura e interdependência, em suas inúmeras ramificações e desdobramentos, numa abrangência que torne as escolas mais prazerosas, utilitárias e humanas excedendo assim, a sua verdadeira função: a de formar seres, o mais plenamente possível, ou seja numa perspectiva unilateral, voltada a uma sociedade menos injusta.